sábado, 7 de junho de 2008

A CULTURA DA COMUNIDADE!

No retorno da coluna “A Cultura da COMUNIDADE”, vamos contar a história da Obra Social Madre Palmira Carlucci.

A HISTÓRIA

No ano de 2001, as Irmãs do Colécio Santo Antônio, festejavam os 50 anos da vinda da Congregação das Filhas do Divino Zelo para o Brasil. Com isso o colégio ganhou de presente uma verba para a construção de uma Obra Social na cidade de Três Rios. Depois de muito procurar, as irmãs decidiram construir a referida obra no Mutirão, no bairro Santa Terezinha. A obra foi inaugurada em setembro de 2005, e recebeu como responsáveis, as Irmãs Alzeni e Aparecida. A Obra Social Madre Palmira Carlucci recebeu esse nome em homenagem a Madre fundadora da Congregação das Filhas do Divino Zelo no Brasil e do Colégio Santo Antônio.
O prédio possui dois andares, uma sala de informática, uma sala de aula, uma sala de costura, uma cozinha, quatro banheiros, dois em cada andar, uma biblioteca, o pátio interno, uma capela, a casa de morada das irmãs, uma garagem, e o pátio externo com parquinho e uma grande área. A obra vive apenas de doações de benfeitores e os professores dos cursos são voluntários.
Hoje a Obra Social possui várias turmas de informática, denominado Projeto Informatizando Gerações, PIG, o curso Brasil Alfabetizado, para jovens e adultos, o projeto Maria das Artes, coordenado por costureiras do local, Bazar uma vez por mês, Biblioteca aberta ao público, catequese, grupos de reflexão, Missa uma vez por mês e grupo de Capoeira. É parceira de algumas entidades como o Sesc, atende principalmente, os bairros Santa Terezinha, Monte Castelo, Cidade Nova e Boa União e está de portas abertas para lhe atender.

Nenhum comentário: